A Logo

O logotipo coloca em destaque o centenário da Arquidiocese de Porto velho, simbolizado no número 100.

 

Este número assume as cores azul e amarelo que são as cores da bandeira de Porto velho. Além disso, a cor azul é a cor Mariana e também a cor da espiritualidade e da Igreja. No lugar do simples amarelo, optamos pelo dourado que simboliza luz, calor e é a cor do jubileu.

 

O número 1 traz em si a silhueta de Nossa Senhora Auxiliadora, padroeira da cidade. A representação gráfica de três estrelas, ao mesmo tempo em que recordam Maria, estrela da Evangelização, faz menção à Tradição cristã que as associa às três Marias que visitaram o túmulo de Jesus na ressurreição. E, sendo três, também representam a Trindade. Por fim, o número 1 traz o Espirito Santo e seus sete dons que dão origem a Igreja e sua missão.

 

O primeiro zero traz representações gráficas da vida de fé da Igreja de Porto Velho. Os trilhos que recordam as origens da cidade, dos imigrantes e migrantes. A Catedral do Sagrado Coração de Jesus no centro. O trigo, a Palavra, o peixe e a cruz que recordam a fé do povo e a presença da Igreja. Este primeiro zero está circulado pela frase: “Testemunhar fé”.

 

O segundo zero traz representações gráficas de povos indígenas e ribeirinhos, o tronco de uma seringueira recorda os seringueiros e extrativistas de Rondônia. O açaí, as águas e as aves, simbolizando que a missão acontece nesta terra amazônica. Por esse motivo, o segundo zero está circulado pela frase: “vida na Amazônia”.

 

O lema: “Sede minhas testemunhas, até os confins da terra” (At 1,8) faz a ligação entre os números dando continuidade ao tema.

 

A base do logotipo é formada por desenho tribal muito característico da região, separando o ano de nascimento 1825, do ano de jubileu: 2025.

Símbolo do centenário – Grande quadro

O grande quadro (Símbolo do Centenário) é composto:

Ao cento, o logotipo dos 100 anos e a imagem da Catedral do Sagrado Coração de Jesus, e ao redor fotografia de todas as paróquias que compõe a atual Arquidiocese de Porto Velho, além de um punhado de terra de lugares significativos de cada região.